domingo, 4 de março de 2007

Ôba......dia da receita


Essa receita é super prática pra quem tem berinjela dentro da geladeira e não tem muita noção do que fazer com ela... levinha, saudável e saborosa.
Tomem nota:

Berinjela a Napolitana


Ingredientes

2 berinjelas médias cortadas em rodelas
1 dente de alho amassado
1 cebola grande cortada em rodelas
4 tomates cortados em rodelas
2 colheres (sopa) de caldo granulado de galinha (ou 2 tabletes esfareladinhos)
2 folhas de louro (pode ser louro em pó)
½ xícara de azeitona preta, sem caroço
½ xícara de azeite

Modo de fazer

Numa forma refratária, arrume os ingredientes em camadas, pela ordem. Termine com uma camada de tomate e regue tudo com o azeite. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio (175º C), por 1 hora e 15 minutos. Sirva em seguida.

Acompanhe com um bom vinho branco e arroz.


Curiosidades sobre a berinjela

A berinjela é um alimento de fácil digestão e pode ser consumida com casca ou sem. Mas, após ser descascada, escurece se não for imediatamente mergulhada em água, junto com um pouco de sal, vinagre ou limão.
Elas são bem saudáveis e pertencem à mesma família do tomate, batata e pimentão. Existem mais de 2.500 espécies de berinjela, sendo as mais conhecidas de cores brancas, verdes e violetas.
A berinjela é um dos membros da família Solanaceae, com frutos brancos ou pretos de forma oval ou elíptica e folhas verde-púrpura a roxo. A parte comestível são os frutos. Originária da Índia, atualmente é plantada em todo o mundo.
Estudos comprovaram que a berinjela apresenta ação hipocolesterolêmica, reduzindo os níveis de colesterol sangüíneo. Apresenta também atividade antioxidante, auxiliando na redução ao risco de doenças cardiovasculares.
Vale a pena saber que berinjela absorve quatro vezes mais gordura que a batata frita. Então é preciso saber preparar à milanesa, pois senão fica gorduroso e pouco saudável. É bom usar óleo limpo e deixar escorrer bem.

Então dá-lhe berinjela...

Nenhum comentário:

  À medida que as últimas horas deste ano escorrem pelos nossos dedos, não consigo deixar de me emocionar ao olhar para trás e contemplar a ...